sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Verdades e Mentiras

A Mentira é mais verdadeira que a Verdade?

Já sei, você que me acompanha ou que passa esporadicamente por aqui deve estar pensando, lá vem este louco novamente. Quer saber, vou mesmo! Meu único limite é a extensão de minha vida.

Mas vamos lá. Pense um pouco, eu acredito em disco voador, você acredita? Eu acredito no amor, você acredita? Eu acredito que não passamos de energia e que só nos vemos uns aos outros porque a energia concentrada em determinada parte do cérebro aprendeu a reconhecer este tipo de energia, você acredita? Eu acredito que a natureza vai se refazer sempre, mesmo que o homem tente impedir, pois ela sempre busca o equilíbrio, você acredita? Eu acredito que você duvida de um monte de assuntos que eu acredito, você acredita?

Não é competição e nem estou lhe afrontando, na verdade nós somos diferentes, com diferentes concepções de vida. Mesmos irmão(ãs) gêmeos siameses possuem diferentes crenças, embora tenham muito mais igualdades que nós, você acredita nisso? Como pode perceber estou estabelecendo, entre nós, o clima que precisamos para conversar sobre este assunto, "a Verdade", que embora possa parecer óbvia, não é!



Veja o exemplo de Deus, teoricamente o símbolo máximo, em termos religiosos, mas há quem não acredite e até tenha provas de sua "não existência". Entre os mais céticos estão os cientistas, mas não vamos generalizar eim, mesmo porque não estou discutindo fé, apenas "a verdade".

Exemplo: Se eu acabo envolvido em uma colisão de veículos, tenho comigo a minha visão do evento e o outro condutor tem a visão dele. Cada um de nós estabelece a sua versão dos fatos e neste caso sabemos bem que outros tantos fatores vão influenciar no que cada um vai manter em sua versão. Por este motivo precisamos das Leis, pois a mesma se baseará em seus critérios para decidir o certo e o errado, ai você me dirá "mas isso não é baseado na verdade". Claro que é! Observe,Nietzsche diz que a verdade é um ponto de vista.

Já, na Wikipédia "A verdade é uma interpretação mental da realidade transmitida pelos sentidos, confirmada por outros seres humanos com cérebros normais e despidos de preconceitos"  (está lá, pode conferir!).


Exemplo: Se entrarmos em uma sala, com uma mesa de centro e um livro sobre ela, depois formos a outra sala e alguém nos perguntar o que havia lá, você pode dizer que há um livro em cima de uma mesa e eu que não há nada além de uma mesa, mesmo havendo o livro. Claro que passarei como teimoso, para você, mas se uma outra pessoa entrar naquela sala, voltar e disser que só há uma mesa, você a princípio ficará com a impressão de que estamos lhe "sacaneando", mas se insistirmos nisso, logo você vai querer voltar lá e confirmar o fato. Se não for mais possível voltar à sala, você manterá sua opinião, mas terá sua certeza abalada. Se muitas pessoas confirmarem que só há uma mesa, você vai procurar justificar sua visão e dizer que então tiraram o livro (não esqueça que estivemos juntos na sala). E então? O que é a verdade? Ela existe? Você acredita nela?

Também não se esqueça que verdade só é verdade quando "confirmada por outros seres humanos". Assim sendo, quantas "Verdades" foram estabelecidas e nunca a vimos, mas as perpetuamos?

Falamos da verdade, mas e a Mentira? Esta é bem mais fácil, pois ela é justamente o oposto da Verdade, mas não precisa de provas, embora as cobrem. A Mentira se garante, nem precisa de Leis para lhe assegurar a existência, pois quando provam seu contrário (a Verdade) automaticamente ela ganha "vida" e existe. A Mentira usa as roupas da Verdade, que não passam de fantasia e se diverte com o esforço hercúleo para que a desnudem, para se mostrar muito mais importante que sua contrária (a Verdade).

Isso me faz pensar que a Mentira é muito mais "real" que a Verdade. Pois só se luta contra aquilo que realmente acredita-se existir (a Mentira), neste caso para provar que a outra (a Verdade), existe.


Deve estar se questionando se deve continuar a ler este texto, muito que bem, então vou terminar por aqui, mas em que você acredita?

Achou legal? Não gostou? Comente esta postagem.

Há uma promoção esperando para acontecer Promoção 20
Procure-me no Google, digite "Tallek Mox" ou "J.C.Hesse".
Minhas Publicações: http://clubedeautores.com.br/authors/40070
Acesse também: http://internetviva.blogspot.com/

Abraço de seu futuro e eterno amigo,
J.C.Hesse

Um comentário:

violeta disse...

O que é verdade e o que é mentira? vai depender do referencial maior, pois aquilo que atribuímos com verdade vai designar automaticamente o que são suas mentiras e aquilo que atribuímos com mentira designar automaticamente o que são suas verdades,so sei de uma coisa,somente a verdade liberta,enguanto que na mentira a gente cria estagnação!Isso indica que a verdade e a mentira não são ideia imutáveis, mas sim, condições que variam sendo sempre uma a contra argumentação da outra... Um fraterno abraço!