segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Solidão e Amadurecimento

Ficar só é sinônimo de amadurecimento ou é medo de enfrentar as questões de frente? 

Não vou me aprofundar em questões da psicologia, primeiro por não ter conhecimento técnico para isso, segundo porque arrumaria um monte de gente desta área para questionar minhas teorias, todos temos uma. Vou ficar na psicologia urbana, informal ou cotidiana, aquela que podemos discutir numa roda de conhecidos. 

Ao meu ver, o homem, não vou generalizar, mas o homem maduro começa a surgir após os 25 anos e seu ponto de "colheita" é após os 30 anos. Aos homens, não fiquem bravos, sou homem também e como eu disse, não estou generalizando. Antes de 1980, ou próximo disso, o homem ainda amadurecia antes e era cobrado mais por toda a sociedade, tinha que trabalhar, estudar e constituir família. Mas estes homens cresceram e decidiram, não deveria ser feito aos jovem, normalmente o filho, aquilo que não gostaram, tomando como base a própria experiência. 

Então a sociedade ficou mais permissiva e falastrona, pois parece estar cobrando amadurecimento de seus jovens, mas não está. As próprias leis são instrumentos para defender o mal comportamento. Começa na escola, longe de minha pessoa a violência, mas as palmatórias de3veriam ter evoluído para mecanismos de cobrança de responsabilidade, mas não foi o que aconteceu. O jovem rebelde não vê nenhuma punição que vá lhe causar pesar pelo seu ato e o professor, ou a escola, em muitos casos, ainda é processada pelos pais. Título que este aluno faz questão de exibir e também não é punido. Cresci com medo de tomar advertência e suspensão, e olha que não fui nenhum santinho não, mas hoje agradeço por esta cultura, cresci sob a batuta de pais que me recriminavão e davam palmadas quando o caso assim exigia, hoje o filho processa o pai por agressão. 

Os tempos mudaram, parece que tudo tem que ser decidido na base da Lei, que sempre ouvimos dizer que só funciona em certos casos. Mas não vou entrar nesse mérito, posso acabar em frente a um juiz, para explicar alguma coisa dita aqui, melhor o silêncio. Como pode ver homem demora mais a amadurecer, não pelas Leis, mas pela permissividade concedida a este ser, desde a mais tenra idade. A escola ficou mais dilinqüente, uma delinqüência perversa. Não precisa mais estudar para passar à próxima série. Os pais conquistaram mais bens e puderam oferecer mais a seus filhos e principalmente os homens, isso é bom, será? Os jovens começam a trabalhar mais tarde. Insisto, não estou generalizando, mas é importante que observe à sua volta, jovens de classe média curtindo a segunda feira, segunda, terça, quarta, quinta, bom na sexta feira acaba misturado ao normal. Os que podem exercer alguma influência, surgem deste contexto, gerando mais permissividade. Jovens com grande capacidade de liderança, mas conduzindo para o calabouço das drogas e da bebida, outros jovens, que se acostumam a não ver a luz do dia, vivendo como morcegos. 

Com licença aos mais puritanos, que devem pular esta próxima frase. "Quando a água bate no trazeiro" é que homens, sexo masculino, começam a descobrir que o mundo é mais profundo que a superficialidade que amam, então vestem-se de seriedade e procuram se engajar nos "deteriorados" conceitos sociais. Invariavelmente, começam a surgir os fios brancos e ele passa a ser o "trintão", mais precisamente um "tiozinho da sukita", lembram? São os poucos que escaparam com alguma saúde do holocausto da juventude. Ficam menos expostos, saindo da vitrine e indo parar na parte de trás da loja. Por este motivo a cliente mulher encontra pouco homem querendo algo sério. 

A mulher, e também não vou generalizar, primeiro porque seria injusto e segundo porque não posso me basear em um esteriótipo de mulher perfeita, baseado em minhas concepções. Perfeito para mim, não é perfeito para o outro. Há alguns anos atrás a mulher era preparada para se casar com 15, 16, 17 anos, ou logo que se "tornasse" mulher. Nem adianta, não me interessa a questão da menstruação, este campo é da medicina e nem quero adentrar ai, pelo mesmo motivo da psicologia. Mas por menstruar a menina deixa seu ar infantil e começa a viver um amadurecimento "precoce", ainda gosta de bonecas, mas já tem que se preocupar como mulher e isso vai se arrastar por muitos anos. Mas por começar seu amadurecimento tão cedo passa a ver o mundo de forma diferente. Soma-se a isso o fato da mulher, inconscientemente estar lutando para ganhar um espaço deixado pelos "trintões", enquanto ele "empina pipas" ela já cuida da casa, ajudando sua mãe, isso quando já não tem até um filho (o pai provavelmente está empinando pipas ainda). 

Inegavelmente a mulher enxerga o mundo mais cedo que o homem, basta comparar uma jovem de 17 anos a um jovem da mesma idade, do sexo oposto. NÃO ESTOU GENERALIZANDO, mas é covardia fazer esta comparação, quase sempre a mulher apresentará maior propensão a respostas mais sérias e o homem vai ironizar, ou calar, quando não, falar bastante sobre coisas etéreas, pois acha bonito filosofar. A mulher aos mesmos 25 anos do homem, já é a "chefe". Aos 30 anos, usa uma peneira de malha bem fina para filtrar suas escolhas, passar por este crivo feminino é como tirar o primeiro lugar em uma universidade de ponta. 

Tá bom, deve estar perguntando aonde quero chegar com tudo isso? Lembra do título do post, "Solidão e Amadurecimento", pois agora chegamos à Solidão. Sabia que até livros foram escritos para descrever este estado emocional? Pois é, obras com mais de 100 páginas, pelo jeito a solidão deve inspirar mesmo. Tem gente que ganha dinheiro com ela, bem como tem os que precisam dela para ganhar também. Há pessoas que se afastam e usam este momento para criar suas obras. Mas esta é apenas uma vertente deste estado emocional. Quando a solidão não é uma escolha, ela corroe de tal forma um ser que este finda sua existência por não encontrar uma única lâmpada de companhia. A solidão tem a capacidade de reverberar na alma um som tão forte que nada mais pode ser ouvido. Sair desta imersão é como sair de um coma profundo, quase nada que é externo pode ajudar. 

E quando a solidão é uma escolha? Acha estranho? Porquê? Não vamos esquecer que nossos jovens adultos estão se formando e com eles a idéia de independência, tá bom, nada de generalização. Também sei que essa história de emancipação é antiga. Mas no cenário que descrevi acima, jntando tudo temos, uma mulher muito mais crítica e um homem ainda em fase de amadurecimento. Este homem que por não estar trabalhando desde cedo, tem pouca chance de colocação profissional, que lhe garanta independência e emancipação. Assim sendo, ele pode ser encontrado morando com os pais, os avós ou ainda algum parente generoso. E o mesmo ocorre com as mulheres, mas em escala menor, e mesmo ela estando cada vez mais imersa nas grandes decisões sociais e profissionais, continua a ser a parte frágil e delicada de nossa sociedade, já sei, há excessões, concordo! 

Resultado final, algumas mulheres e homens, quando passam a barreira do desejo de um companheiro(a) "ideal" se acomodam a uma vida mais solitária, não por gostar, mas muito mais por se condicionar. Esse tipo de decisão acontece silenciosamente e não se trata de uma mutação psicológica, tão pouco de frieza, muito pelo contrário, é amadurecer ou ficar sofrendo.
 
Claro que na calada da noite sempre podem escorrer lágrimas, mas as decepções as aplacam e silenciam. Tudo isso é culpa nossa, isso mesmo, nossa! Por nossas escolhas, pelos "sins" e "nãos" que fomos dizendo ao longo do caminho. Mas quer saber de algo muito importante, ser feliz é viver da maneira que se escolher, ninguém tem o direito de escolher como vamos viver. Agora vou generalizar, pois é nossa responsabilidade, pelas escolhas, pelo que nos condicionamos a fazer, por não conseguirmos vencer, por não encontrar respostas, arquemos com as consequências. Acreditem, somos seres completos e com a capacidade de resolver todas as situações, ficar no fundo de um poço, em silêncio, não trará ninguém para ajudar.

Caiu? Sorria, levante, bata o pó e siga em frente, há muito à nossa volta para aceitar que tudo se acaba a cada tombo, não somos casos terminais. 

Achou legal? Comente esta postagem.

Leia sobre a promoção e divulgue-a.

Procure-me no Google, digite "Tallek Mox" ou "J.C.Hesse".
Minhas Publicações: http://clubedeautores.com.br/authors/40070
Acesse também: http://internetviva.blogspot.com/
Abraço de seu futuro e eterno amigo,
J.C.Hesse

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala meu grande amigo.... Parabéns por sua iniciativa, o blog realmente está muito bonito, e os textos com muita qualidade... você vai longe....
Abraço e continue assim.... Ass: Carlos Eduardo (Duda)