sábado, 17 de agosto de 2013

Das cavernas aos servidores


Durante milênios os mais experientes passavam o legado de conhecimento cultural de sua tribo às suas descendências, assegurando sua sociedade! Bastava aprender a caçar, pescar, cultivar e respeitar seus deuses, xamãs, magos e feiticeiros. Desde que o homem se deu conta de que deixar seu legado era perpetuar o conhecimento e sua história, tem sido assim. Precisamos do saber, de forma que possamos apreendê-lo e disseminá-lo, garantindo assim a continuidade.

Sempre sou remetido a conhecer o que aconteceu, pois esperam que eu não cometa os mesmos erros, ou tenha uma base para dar prosseguimento ao aprendizado e à sociedade. Na atualidade, vou atrás do experiente, do livro, do legado cultural e do saber acumulado. Onde encontrar tudo isso? Antes estava retido na mente e nas paredes das cavernas. Agora está na INTERNET! Mas é preciso de ferramentas de qualidade para fazer as perguntas. Afinal, de que me serve um arco que não verga? Uma lança que desvia do alvo? Uma vara de pesca sem anzol, linha e isca? Da enxada, no meio do oceano? Respondo! Não serve para Nada!!

E onde conseguimos um compêndio de informações, passadas por pessoas "gabaritadas", para assegurar o legado e servir de trampolim para novas descobertas? Nas ESCOLAS!!! Nossa escola tem a OBRIGAÇÃO de aparelhar a mente humana, dando as ferramentas cognitivas e estar discutindo novos conceitos! Tem que criar um ser pesquisador e questionador! Neste contexto, as bibliotecas viraram massa falida? NÃO!! Mas devem evoluir para um novo patamar, virtualizarem-se, também! Cresci fazendo pesquisas em bibliotecas, para entregar trabalhos escolares, e isso tudo mudou. Evoluiu!

Mas vamos voltar um pouco e deixemos para um outro dia a discussão da biblioteca e da escola. Quem já realizou pesquisas em sites de busca como Cadê, Aonde, Uol ou Google? Do microcosmo ao macrocosmo, tudo pode ser pesquisado e é quase impossível não encontrarmos nenhuma informação, seja sobre qualquer assunto. Seja qual for o local da pesquisa ou o que buscamos, artigos, blogs, vídeos, sites, imagens ou notícias, sempre temos respostas relativas á pesquisa. Resta, então, apenas acesso a internet e a escolha do buscador.

A internet é a nossa nova caverna, entramos nela pela tela de um dispositivo eletrônico. Cabe ao internauta a sapiência de não se restringir a um único buscador. Isso porque cada um tem suas particularidades de pesquisa. Dentro destas particularidades, o buscador varre a internet pesquisando o tema. Seleciona os resultados que contemplem a palavra ou frase buscada e entrega ao usuário.

Então, agora o legado de conhecimento cultural está gravado em servidores pelo mundo afora. Logo, para saber como viviam os seres humanos de milhares de anos atrás, olhamos para as cavernas. Estudamos seus hieróglifos e marcas deixadas pelo solo do planeta. No futuro, quem quiser informações terá que encontrar uma tomada com energia elétrica, acessar um buscador e sair digitando, para saber o que fizemos.

Que acha? Comente!

*******-------*******-------*******-------*******-------*******-------*******-------*******

Texto e criação do autor J.C.Hesse, especificamente para este blog. Ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria e a fonte.

Abraços, J.C.Hesse (procure no google)
Meu Twitter: JCHesse

Nenhum comentário: