terça-feira, 16 de julho de 2013

Não é mesmo?

Ok, tem muita conversa atravessada sobre o assunto sobre o que é que vale mesmo, então vou meter o bedelho novamente. Nem adianta, estamos num país democrático e vou falar sim! Precisamos estabelecer alguns entendimentos e, como conceituar algo exige uma boa técnica, ah sim, careço um pouco disso. Que tal uma boa percepção das partes e do todo do assunto, huuumm, consigo ver alguns detalhes e parte do todo, tem dado para o gasto. Legal, inteligência... bem, vamos pular essa parte. Disciplina? É, bem, pode ser que... talvez, complicadinho isso, vamos deixar de lado também. Está rindo é? 

Pois bem, o negócio é o seguinte, comecemos com esta pergunta: o que é importante? Importante é algo que alguém decidiu ou que você sabe que precisará fazer, seja no mundo dos negócios ou fisiologicamente falando. Vamos aos exemplos: 

Exemplo 1 - Negócios: Você está fazendo parte de algo(por livre e espontânea vontade, ou faz parte por questão de contrato), logo, sabe que qualquer decisão tomada pela maioria, você, está "dentro". Em algum momento terá que cumprir com a sua parte, não é mesmo? E você pensa: "Bom, estou dentro do prazo, para que a pressa?". 

Exemplo 2 - Fisiológico: Você está no cinema e vai começar o filme. Legal eim! E você sabe que o início de algum filme(e esse você esperou para estar na pré-estreia, não é?), quase sempre vem recheado de informações que ajudarão a entender o contexto. Mas sente que precisa ir ao banheiro urinar, então pensa: "Como posso me controlar, vou esperar um pouco, afinal só bebi um refrigerante mesmo!".

Tudo sob controle? Quase, pois nas duas situações, algo precisa ser feito. Alguém espera por seu movimento, por sua parte no contexto, mas vamos em frente. 

Prioritário exige uma melhor avaliação de suas necessidades e prioridades dentro do contexto de que está fazendo parte. Você sabe que alguém espera que cumpra com sua parte, pois pode estar começando a preocupar, seja com relação ao cronograma da equipe(negócios) ou com relação à tranquilidade(fisiologia), vamos dar continuidade aos exemplos anteriores, adoro aqueles exemplos: 

Exemplo 1 - Negócios: Legal, você tem algo que precisa ser feito e sabe que tem um certo prazo(mais curto agora), o fato de você saber que pode resolver o assunto com certa facilidade dá-lhe a tranquilidade para não ter pressa. Claro que do outro lado, alguém continua vendo o prazo de conclusão encurtar e faz uma cobrança genérica, para que sirva de alerta à todos que estão em atraso. Você pensa: "Bom, se tenho como resolver minha parte bem depressa, para que vou correr, afinal tem gente perdida neste contexto." 

Exemplo 2 - Fisiológico: Muito bem, o filme está muito legal e cada vez mais movimentado. O "aperto inicial" foi contido, mas outros se seguiram e com alguns movimentos de corpo tudo ficou sob controle, quase nem sente mais necessidade de ir ao banheiro urinar. Um novo aperto, mais intenso. Na tela uma cena importante, crucial para entender o porque do personagem tomar aquelas atitudes, como o filme não é dublado, tem que ficar prestando atenção. As falas se sucedem, você tenta usar algumas técnicas para segurar mais um pouco, ufa! Consegue e pode voltar a prestar atenção às falas e cenas. 

Urgente é o momento em que o prazo já está sob o risco iminente de ser perdido, tudo tem que funcionar como um relógio. Todos devem conseguir cumprir com suas obrigações, nenhuma das partes poderá comprometer o todo. Já não se trata mais de dias, mas de horas, minutos ou até segundo para realizar a tarefa(negócios). No fisiológico, qualquer movimento errado pode criar uma situação complicada. Mas vamos dar continuidade aos exemplos anteriores: 

Exemplo 1 - Negócios: Você recebeu diversas cobranças, claro que pensou: "Pessoal desesperado, sei qual é minha obrigação e vou entregar em tempo!". O tempo passou e no último minuto, você entregou sua parte. Pronto! O problema, agora não é mais seu. Logo, você pode pensar: "Espero que me deixem em paz agora, eu sabia que era algo bem simples e entreguei a tempo." 

Exemplo 2 - Fisiológico: As crises do sistema urinário foram contidas até seu limite. Mas será preciso um esforço máximo agora, pois neste momento as decisões começaram a ser tomadas. Falta pouco, depois é ir rapidinho "descarregar" e voltar para o "grand finale". Você perdeu algumas falas e até algumas cenas do filme parecem desconexas, mas o objetivo do filme você sabe e isso é o importante. Ou o seria ir ao banheiro, uma pequena dor abdominal lhe consome a atenção, enquanto um suor frio banha seu rosto e axilas. Parece que nem o desodorante está adiantando mais, e você pensa: "Será que esta porcaria de filme não acaba mais?" 

Emergencial é o fim da linha, não importa mais o que está acontecendo, tudo ficou comprometido. O projeto(negócios) vai ficar mais caro, por conta do atraso da equipe, o corpo reage historicamente à agressão que sofreu(fisiologia). O cliente cobra o acordado no contrato(negócios) o corpo cobra o não atendimento das necessidades básicas, vamos ao desfecho dos exemplos: 

Exemplo 1 - Negócios: Sua entrega foi em tempo, mas toda a cadeia de evento ficou complicada, pois só se poderia fazer algo, após ser concluída a fase que dependia da sua parte. O fato de você entregar no "seu prazo" impossibilitou a entrega do projeto como um todo. Bom, neste caso você não deve se importar se a equipe não precisar mais de seus serviços. Boa sorte e mais agilidade da próxima vez. 

Exemplo 2 - Fisiológico: Agora, o emergencial é saber se sairá antes ou depois de todo mundo, afinal, a marca e a umidade vai denunciar sua desatenção às necessidades do corpo. Se esperar que todos saiam, pode esperar que o pessoal da limpeza lhe avise que o filme acabou(claro que o melhor é fingir que estava dormindo). Outra solução é sair antes de todo mundo, afinal nem viu mais a "porcaria" do filme. Mal lembra o nome e talvez seja melhor esquecer mesmo. 

Depois, se recobrar e secar a dignidade, talvez compre um pirata, não é mesmo? 

*******-------*******-------*******-------*******-------*******-------*******-------*******
Texto e criação do autor J.C.Hesse, especificamente para este blog, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria e a fonte. Meu Twitter: JCHesse Abraços, J.C.Hesse (procure no google)

Nenhum comentário: