quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Resenha - Amazônia - um caminho para o sonho


Há diversas maneiras de se tomar este livro. Podemos encará-lo como um guia turístico, como um livro de histórias, um romance naturalista, um livro didático ou uma simples aventura. Talvez seja esse o objetivo da autora, permitir que o(a) leitor(a) possa escolher o ângulo de visão e se deleitar com o conteúdo. Só o tempo dirá se a autora acertou. Também percebo um novo veio  literário, conscientizador e livre. Seria interessante
se houvesse investimento público em livros que mesclam acontecimentos do dia-a-dia e curiosidades, com fatos históricos enquanto apresentam características de uma região. Talvez a sala de aula ganhasse mais uma nova dinâmica.

Não se deve ler este livro esperando encontrar uma trama mirabolante e nem um conto de Romeu e Julieta. Cada personagem busca se realizar de alguma forma, assim como qualquer grupo de pessoas que resolve viajar junto. 


Rafaela espera que a viagem lhe inspire a realizar o sonho de escrever um livro. Medrosa e emocionalmente insegura, mas com um coração procurando por um porto seguro. A todo instante parece que algo vai acontecer entre ela e Daniel, é o romance que poderia até ser explorado mais. Mas tudo bem, pois o livro é sobre a Amazônia, quem sabe mais adiante. Daniel é o mais velho da turma, conhecedor da região e tio de Joana, é o guia. Já joana é uma espécie de bandeirante e protetora da natureza. Camila é a estrovertida, sempre pronta para o que der e vier. Quase sempre de astral alto, esperando que algo diferente aconteça em sua vida. Ana Carolina, parece estar no grupo como uma espécie de apoio à todos. Seu equilíbrio ajuda a conter o ímpeto do oba oba que por vezes parece que vai se instalar.

Fatos históricos e bastante informação sobre o norte do Brasil. O livro enaltece as belezas naturais da região e apresenta em vários momentos uma discussão crítica. Uma discussão salutar entre os personagens, sobre diversas formas de escoamento de divisas e riquezas naturais, assim como sobre o seu desenvolvimento. Lembra Chico Mendes,
aborda a biopirataria e o abuso de poder, esse último é atemporal e não possui fronteiras. A medida em que a história é contada a autora mescla a história da Amazônia, apresentando curiosidades e fatos corriqueiros, envolvendo os personagens.

Ler este livro é participar de um passeio com a escritora Marli Carmen Jachnkee, que leva os leitores pela Amazônia. Percorre um caminho que exige dos personagens, como dos leitores, que se adaptem às condições apresentadas. Se o(a) leitor(a) deixar-se levar para dentro da história é bom passar repelente, pois há o risco de até ser picado por algum inseto amazonense. Há muita informação histórica e na teia dos acontecimentos acabamos por conhecer melhor os personagens.

O que vi neste livro posso resumir como turístico e quase político, histórico e romântico e culturalmente crítico, além de leve, mas profundamente questionador. É uma literatura interessante e que vale a pena ser conhecida. Como eu disse no início, pode ser o sinal de um novo veio literário.

Conheça o blog da escritora Marli Carmen Jachnkee, onde pode obter mais informações: http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

Obrigado, até a próxima!


Abraços, J.C.Hesse - Autor da obra Tallek
Autor e Auxiliar Administrativo do Clube dos Novos Autores
Meu Twitter: JCHesse

10 comentários:

Marli Carmen disse...

Nossa!!! Parabéns pela maravilhosa resenha...eu já havia escrito em outra ocasião que vc escreve muito bem!
O foco principal do livro é a questão histórica apresentada de uma maneira inovadora ao leitor. Obrigada por ler a obra e por deixar sua opinião aqui na resenha!
Obrigada por participar do Book tour Amazônia!! Beijão!
AMEI!

Anônimo disse...

Ótima resenha, que nos fez entender o que o resenhista descreveu como novo veio literário. Parabéns a Marli!!

Anônimo disse...

Ótima resenha, nos passou perfeitamente o "novo veio literário". Parabéns a autora!!!

Anônimo disse...

Ótima resenha!! Nos fez entender o que seria o "novo veio literário"! Parabéns a autora!

RUDYNALVA disse...

Ler uma resenha feita por um escritor é maravilhoso porque a visão é ampliada e diferenciada da de um simples leitor.
Parabéns JC Hesse, simplesmente maravilhosa sua resenha!
O livro da Marli é realmente fantástico.
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

Leandro de Lira disse...

Parabéns pela resenha!
Mal posso esperar para ler este livro!
Abraço...

"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.blogspot.com

Cleide disse...

Ótima resenha! Escrita muito bem formulada! Parabéns...

Mia disse...

Parabéns pela resenha.
Desperta a vontade de ler o livro.
Sucesso sempre!!!

Cesar disse...

Tambem tive uma impressão parecida com o livro (estou nas últimas páginas). Quem sabe um novo tipo de literatura histórico-informativa esteja surgindo, para o bem da nossa cultura.

Fernanda Araújo disse...

Parabéns para a autora e para a resenhista!
Sucesso! ^^
Bjs,