segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Comportamento e Pensamento

Só muda o comportamento quem muda o pensamento!

Parece óbvio não é mesmo? Mas o problema é esse mesmo, o que parece óbvio esconde dificuldades que muitas vêzes não há como transpor sem que a força de vontade supere a aceitação sumária de uma condição.

Tá bom, ficou meio complexo certo, vamos ser menos formais. É o seguinte, temos visto muita gente, em alguns casos nós mesmos, tentando mudar um comportamento ou algo que não agrada em nós mesmos. Evitando de ir a determinados lugares, encontrar algumas pessoas ou participar de alguns eventos, entre outras tantas imposições.

Tá errado! Este é o mesmo problema do regime, da ginástica e dos exercícios, acaba sempre nas famosas frases; "amanhã eu começo", "de segunda não passa", "vou começar nas férias", "vou começar depois das férias" e o pior de todos, baseado na "soberba", "começo ou paro algo quando eu quiser". Ou seja, sempre fica para depois. Se tem que fazer, é agora, já, neste momento e não depois.

Mas isto é comportamentalmente histórico, nos acostumamos a acreditar que temos que aproveitar mais um pouco. Nos entregamos ao prazer ou à utilidade de algo, relegando sempre o importante para depois. O depois nunca chega, pois quando chega já não é mais "depois", transformou-se no "agora" e se é "agora", então tem que ser e pronto.

Os seres humanos são responsáveis por feitos magníficos, tudo porque não ficou no pensamento. Assim é com o comportamento, é preciso que se entenda de uma vez por todas, "ninguém precisa ser exatamente igual o tempo todo", nem deve. Temos que aceitar as mudanças e nos adaptarmos a elas. Se continuamos a fazer sempre a mesma coisa, obteremos sempre o mesmo resultado.

Se continuamos a pensar sempre da mesma maneira, nos comportaremos sempre da mesma forma. Basicamente somos o que comemos e pensamos, mas somos vistos pelo que falamos e fazemos. Quanto houver a necessidade de ter um comportamento diferente, mude antes o pensamento. As mudanças mais duradouras vêm de dentro para fora, assim como a vida.
Achou legal? Não concorda? Comente esta postagem.

Procure-me no Google, digite "Tallek Mox" ou "J.C.Hesse".
Minhas Publicações: http://clubedeautores.com.br/authors/40070
Abraço de seu futuro e eterno amigo,
J.C.Hesse

Um comentário:

Elisandra Eccher de Andrade disse...

É a pura verdade...não é fácil começar pelo pensamento e aplicar a partir dele o que queremos fazer. Mas já vi muita gente que conseguiu.
Eu estou tentando fazer o que quero no momento/agora, mas tem dias que eu deixo de lado e tenho de começar do começo, ou me privar de outras coisas. Sabe creio que o importante é jamais desistir.

Adorei o post....beijoaks elis