sábado, 17 de setembro de 2011

Fala Mundo! (Parte II/III)

O Mundo revolve seus oceanos como um estômago, nele é jogado de tudo o que se pode imaginar, direta ou indiretamente. Baracaças recheadas de lixo despejam seu conteúdo em alto mar, como se fossem colheres que carregam alimentos não recomendados à boa dieta. Todo tipo de líquido é despejado ou mistura-se aos oceanos, mas somente os óleos é que causam maior visibilidade, principalmente por sua viscosidade e coloração. Os rios completam o serviço, carregando todo tipo de objetos (Fala Mundo! Parte I/III) e produtos químicos.

Mude a temperatura à volta de seu corpo por um longo período e ficará desconfortável não é mesmo, pois com o planeta é a mesma coisa. O ser humano reclama do calor insuportável em determinadas regiões, do excesso de frio em outras e de chuvas torrenciais em outras. Assim como o corpo humano, o planeta também está sofrendo, diga-se de passagem, está sofrendo a mais tempo.

Um problema leva à outro, imagine uma pessoa que é agredida, física e psicológicamente durante muito tempo, ela se reprime e fica acuada, chegando à atitudes extremas. Nesta hora ela é considerada louca, depressiva, estressada e anti-social. Assim como as alterações do humor e da saúde do ser humano, o mundo sofre e mostra isso nas frequentes alterações do clima, que afetam a estabilidade dos vulcões, nos tsunamis, nos furacões, terremotos, maremotos e afins. São considerados, por alguns, como "agressões da natureza", agressões contra quem? Outros dizem que são fenômenos naturais, mas como podem ser naturais? Então a alteração climática, que está afetando todo o equilíbrio do globo terrestre, é natural?

Lembro-me que ainda novo, minha vó (em sua maravilhosa inocência) dizia que "quem brinca com fogo acaba se queimando ou fazendo "xixi" na cama", a pura verdade! Em sua simplória preocupação com os netos, expunha uma reverberante verdade. Uma verdade que quase a totalidade humana admite, mas poucos fazem, honestamente, algo a respeito. Temos brincado com fogo, com fumaça, com desmatamento, com uma diversidade de agressões ao meio ambiente. E o pior é saber que é de forma consciente e aprovada por órgãos governamentais.

Nos vangloriamos de desbravar e conquistar o nosso território. Colocamos nos mapas e ensinamos nas nossas escolas, mas as crianças só podem ver desenhos, pois fotos da realidade começariam a apresentar desertos e plantações, pastos e mini-cidades. Relativo à mata mesmo, só vão restar nomes, como "Mato Grosso" e "Amazônia". Que venham as moto-serras, estas também serão peças de museu, não terão mais o que cortar!

Toda e qualquer mata deveria ser considerada como patrimônio mundial, mas cada um que cuide do seu, não é mesmo? Sabe o que é interessante? Saber que há órgãos mundiais declarando a "Amazônia" como patrimônio mundial! Sabe o que isso quer dizer? Que não somos competentes o suficiente para cuidarmos do que é nosso, claro que vai aparecer algum (pensem o que quiser) e dizer que é caro manter um exército de fiscais. Mas está é uma justificativa temporária, não se preocupem, em breve haverá tão pouca mata que precisarão demitir alguns.

Claro que há Leis! Mas suas "Regras" são brandas para a reposição do que é afetado, com multas tão ridicularmente calculadas que o pagamento da mesma não repõe o que foi tirado, destruído ou alterado, mal dá para um churrasco (não o meu, é claro). Estes agressores e olha que muitos são os que participam da elaboração das leis, pouco se incomodam. Eles choram a morte de uma cria, mas não se importam de cortar cem metros quadrados de mata nativa. Mas não se preocupem também, pois o desequilíbrio ambiental, vai afetar seu gado e sua plantação. Seu agronomo vai lhe mostrar que o clima está afetando seus lucros.

Quem sabe neste momento, quem sabe!


Achou legal? Gostou? Comente esta postagem.


Há uma promoção esperando para acontecer Promoção 20
Procure-me no Google, digite "Tallek Mox" ou "J.C.Hesse".
Minhas Publicações: http://clubedeautores.com.br/authors/40070
Acesse também: http://internetviva.blogspot.com/


Abraço de seu futuro e eterno amigo,
J.C.Hesse

Nenhum comentário: